Foto: Reprodução PMVC
Vitória da Conquista lança campanhas Outubro Rosa e Outubro Verde nesta quinta, 2
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quinta-feira, 2, às 9h, o lançamento oficial das campanhas Outubro Rosa, voltada à prevenção do câncer de mama e do colo do útero, e Outubro Verde, com foco na prevenção da sífilis. O evento acontecerá na Prefeitura da Zona Oeste, no Centro Cultural Glauber Rocha.
As ações do “Outubro Verde” buscam incentivar a realização de testes rápidos, o uso de preservativos e o tratamento adequado tanto dos pacientes quanto de seus parceiros sexuais, além de reforçar a importância do acompanhamento pré-natal para gestantes.
A campanha “Outubro Rosa” é um movimento internacional voltado à conscientização sobre o controle do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo do útero. A iniciativa tem como objetivo disseminar informações sobre essas doenças, orientar sobre sinais e sintomas e destacar a importância da detecção precoce para aumentar as chances de tratamento eficaz.
A secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, destacou a importância da mobilização conjunta. “A ideia durante este mês é chamar atenção para três problemas importantes de saúde que afetam a nossa população: o câncer de mama, que acomete mais de 70 mil mulheres a cada ano; o câncer de colo do útero, que afeta mais de 17 mil mulheres anualmente; e a sífilis, uma infecção sexualmente transmissível que, no ano passado, acometeu mais de 760 pessoas em Vitória da Conquista”, afirmou a secretária municipal de Saúde.
Fonte: PMVC




